Home » Blog » RH » Como se destacar enquanto consultoria de RH? 11 habilidades que todo profissional precisa conhecer
Compartilhe

Como se destacar enquanto consultoria de RH? 11 habilidades que todo profissional precisa conhecer

Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science
Por Cesar Nanci 6 min leitura

Além de lidar com os processos burocráticos, esse profissional precisa ter competência analítica e mentalidade colaborativa

O capital humano é a essência da empresa. Essa afirmação, que já fazia parte de organizações que se preocupam com uma cultura centrada em valores, passou a fazer ainda mais sentido no início de 2020 com a ascensão da consultoria de RH.

Afinal, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, quem trabalha com gestão de pessoas, teve que rever estratégias de liderança. Nunca se pesquisou tanto a respeito das competências de uma consultoria de recursos humanos.

Essa dúvida tem sido fundamental para a tomada de decisões com maior efetividade, sempre com foco no bem-estar dos colaboradores. O RH, que já vinha tomando espaço nas organizações, tem assumido papel protagonista.

Duas pessoas sentadas à mesa conversando sobre negócios em referência à consultoria 4.0

Se você é consultor de RH é muito importante que você busque se preparar cada vez mais às crescentes demandas das áreas de recursos humanos. Pensando nisso, selecionamos 11 maneiras práticas de como você pode se destacar em sua consultoria.

11 dicas importantes para uma consultoria de rh

1 Comunique-se com empatia e clareza

As habilidades de comunicação estão diretamente relacionadas ao bom desempenho de quem se dedica à consultoria de RH. Por isso, crie estratégias de interlocução com base nos pilares clareza, empatia e objetividade.

Lembre-se de que, além do domínio de habilidades escritas e verbais, você precisa entender quais são os canais, meios e mensagens que mais se adequam às necessidades individuais e coletivas, dos diretores aos colaboradores.

Formulários preenchidos dentro de computador em referência a trilha do rh digital

2 Invista em formação continuada 

O que faz um consultor de RH quando o assunto é inovação? Investe em formação constante para acompanhar as tendências e fluxos da área de atuação. Sendo assim, faça cursos, participe de eventos e esteja sempre em busca de aperfeiçoamento.

O trabalho remoto tem permitido uma verdadeira quebra de barreiras geográficas. Portanto, é preciso dedicar-se ao estudo de outra língua para atuar com mais efetividade junto a colaboradores que não falam português. 

3 Atue com base no pensamento estratégico

Um dos olhares que o consultor de recursos humanos tem como foco é a procura por soluções que visam melhorar o engajamento e o clima organizacional. Portanto, é fundamental que você faça uma avaliação inicial desses aspectos.

Além disso, com base nos dados obtidos, será possível elaborar planos de ação estratégicos de acordo com as necessidades que forem identificadas no diagnóstico.

Empatia, visão global e liderança emocional são habilidades necessárias nesse caso. 

4 Desenvolva estratégias de liderança

De acordo com um estudo realizado pela pela empresa de consultoria organizacional Korn Ferry, um dos principais motivos que levam as empresas a solicitar consultoria em RH é a necessidade de formar e treinar líderes.

Desse modo, você precisa conhecer as estratégias de liderança para compartilhar seus fundamentos e práticas. Avalie cases de sucesso no quesito gestão de pessoas e processos e crie planos de ação com base no perfil dos seus clientes.

5 Foque na Cultura Centrada nas Pessoas

Também conhecido como Cultura People Centric, esse tipo de cultura valoriza mais pessoas do que processos. Como dissemos no primeiro tópico, ter empatia é essencial para a instauração de um clima organizacional saudável.

Com ela, você saberá observar e ouvir o outro com atenção e receptividade e identificar as necessidades da empresa com base nos comportamentos e falas da equipe. 

Além da empatia, é necessário desenvolver uma visão global. Isso acontece quando você sabe como e quando pode adotar a função de mediador de conflitos, interações, sempre com base neutra e buscando por soluções assertivas.

Homem dando direcionamento a outras três pessoas que ouvem atentamente, em representação a um consultor de RH

6 Desenvolva capacidade analítica

Todos os tópicos compartilhados até aqui revelam que a atuação em consultoria de RH está diretamente relacionada à capacidade analítica do profissional. Isso significa saber extrair e, principalmente, interpretar dados.

Ah! E quando falamos em dados nos referimos não apenas os numéricos. Entenda por dados tudo aquilo que pode trazer insights a respeito da rotina da empresa: comportamentos, processos burocráticos, canais de comunicação, entre outros. 

7 Atue sempre de forma colaborativa junto a líderes e colaboradores

Para trabalhar em equipe, é importante que você conheça toda estrutura da empresa e compreenda o funcionamento de todos os departamentos, incluindo o financeiro e a diretoria.

O consultor de RH é um profissional que atua de forma colaborativa junto aos líderes e colaboradores e tem como objetivo criar um ambiente que traduz a cultura da empresa em todos os setores.

8 Divulgue seus serviços em diferentes canais

Para que seu público saiba o que faz uma consultoria de RH, divulgue seus serviços. Crie um perfil profissional em redes sociais, como Linkedin e Instagram. Também é interessante construir um site com artigos e cases de sucesso.

Além disso, faça um plano de marketing que traduza a missão, visão e valores da sua empresa de consultoria. Invista na promoção da sua marca, com base na frequência e qualidade dos conteúdos compartilhados. 

9 Crie boa reputação no mercado

A boa reputação se constrói com a entrega de serviços de qualidade. Isso implica em atender prazos e expectativas de seus clientes, oferecer serviços com diferencial competitivo e agir com transparência e ética.

Crie um portfólio que retrate sua expertise. Lembre-se de deixar seus clientes seguros em relação à confidencialidade das informações. Afinal, você lidará com o capital humano de uma empresa, algo que é muito valioso. 

10 Tenha a tecnologia digital como aliada

O uso de softwares de recrutamento e seleção, bem como plataformas de gerenciamento e comunicação está cada vez mais presente no dia a dia das empresas.  O consultor de RH deve se valer dessas ferramentas em seu benefício.

Com elas, você imprime mais agilidade nos processos, de forma a gerenciar melhor o tempo dedicado a cada atividade como consultor, por exemplo.

Isso sem contar que automatização gera dados que podem ser valiosos para projetos serem direcionados de forma ainda mais estratégica.

11 Conte com a parceria de quem acompanha as tendências em RH

?Parceria? é a palavra de ordem da consultoria de RH do futuro. Ao contar com uma rede de parceiros, você otimiza o tempo da consultoria, sem perder o foco da qualidade e novos prospects.

Você conhece o Pulses Partners?

O programa de parcerias foi criado com o propósito de apoiar consultores e consultorias de RH a transformarem cada vez mais o mercado de Gestão de Pessoas.

Com as informações obtidas através da plataforma de gestão contínua de pessoas da Pulses, você será capaz de interpretar dados e compreender os resultados de cada medida tomada.

Como você percebeu, a atuação da consultoria de RH deve contar com uma série de atitudes que ultrapassam os trâmites burocráticos. É preciso focar em estratégias, capacidade interpretativa e tecnologia de ponta.

Em todos esses aspectos, o Pulses Partners pode te ajudar.

Acesse nosso site e conheça os detalhes do programa e  agregue ainda mais valor ao seu trabalho e faça parte desta comunidade Partners!

Formas geométricas e logo do Pulses Partners para falar sobre consultoria de rh

Cesar Nanci Cesar Nanci é Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!