Home » Blog » Cultura organizacional » Qual é a importância de conhecer sua cultura organizacional?
Compartilhe

Qual é a importância de conhecer sua cultura organizacional?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 6 min leitura

 

A importância de conhecer a cultura organizacional da empresa está, principalmente, em alcançar as metas. Apenas conhecendo sua cultura será possível promover mudanças a fim de fortalecer os pontos positivos, gerando, assim, os resultados desejados.

  

Mas o que é cultura organizacional?

 

Cultura organizacional é o conjunto de valores, regras e práticas predominantes em uma empresa. Percebe-se a cultura organizacional na maneira como ela direciona seus negócios, em como trata seus públicos de relacionamento, no nível de hierarquia existente entre colaboradores e setores, entre outros fatores.

 

Por exemplo, uma empresa do setor farmacêutico que doa um item de necessidade básica em momentos de crise na saúde posiciona sua cultura organizacional como socialmente responsável e voltada para pessoas. Mas a cultura organizacional pode ser percebida nas pequenas ações do dia a dia, como a adoção ou não de um dress code. Tudo isso faz parte de um grande círculo de práticas que estabelece o jeito de ser da empresa, tornando-a única.

 

Quatro pessoas conversando sobre a cultura organizacional da Netflix e Google

Nesse cenário, a cultura organizacional pode ser um grande desafio, pois ela nasce com as pessoas que já fazem parte da organização e, quando a empresa deseja ter um posicionamento diferente daquele já instaurado, isso requer um grande esforço, inclusive da alta gestão, para que novos hábitos, ações e valores sejam praticados e, principalmente, vivenciados por todos dentro da companhia.

  

Quais os tipos de cultura organizacional?

 

O termo “cultura organizacional” foi insaturado ainda na metade do século XX, por Charles Handy, filósofo e escritor, especialista em comportamento corporativo. Ele estabeleceu que existem quatro categorias de cultura organizacional, apresentadas a seguir.

 

Cultura de poder

 

As companhias que são norteadas pela cultura do poder são focadas em somente uma pessoa detentora da tomada das decisões — geralmente, é o próprio dono da empresa ou um gerente. Nesse ambiente, o foco dos trabalhos é o resultado, o que faz com que haja uma grande competição entre os colaboradores que atuam na empresa.

 

Esse tipo de cultura é mais evidente nas pequenas empresas, por causa do poder centralizado. Como desvantagem, podemos citar a alta incidência de conflitos internos, que, por vezes, são capazes de limitar o crescimento da organização.

 

Nesse cenário, as pessoas podem se sentir pouco valorizadas, o que dificulta a motivação delas para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, devido também ao aparecimento de barreiras para a implantação de atitudes de criatividade e inovação, imprescindíveis para o desenvolvimento do negócio, seja com relação a serviços, processos ou produtos.

 

Para conquistar a confiança de todos na empresa, a liderança tende a ser patriarcal, carismática e impulsiva. Assim, as recompensas são fornecidas de acordo com o nível de interação com o líder.

 

No cenário da cultura do poder, cada indivíduo tende a pensar em seu próprio bem-estar, e quase nunca o coletivo é considerado. Logo, é comum que surjam situações em que faltam alguns princípios éticos. Diante dos conflitos existentes, a empresa não consegue manter uma curva de crescimento ascendente.

 

Cultura de papéis

 

Esse tipo de cultura é focado no desempenho dos colaboradores. Existe a estruturação dos processos, que devem ser seguidos. No entanto, as atividades são pouco flexíveis, ou seja, engessadas, e não existe espaço para aprimorar atitudes e trabalhos, sendo vedada a sugestão de novas ideias. A lentidão e a pouca eficiência nos processos são consequências da cultura de papéis.

 

Assim, as pessoas dentro da organização tendem a não buscar desenvolvimento e crescimento profissional, ficando acomodadas. Esse cenário dá origem à falta de interação, com consequência de uma comunicação interna pouco eficiente entre profissionais e áreas da empresa, o que pode trazer problemas, impedindo a solução rápida das questões apresentadas.

 

Na cultura dos papéis, a liderança também oferece pouco espaço para novas ideias, principalmente vindas dos colaboradores. Esse tipo de cultura é adotada por grandes organizações que acreditam estar levando mais clareza aos fluxos de trabalho, com o objetivo de afastar falhas nos processos.

 

Cultura de tarefas

 

Nesse tipo de cultura, os colaboradores têm a função de solucionar problemas e são capacitados para lidar com diferentes situações. O objetivo da cultura das tarefas é ter colaboradores especializados para a execução de alguns processos para agregar conhecimento. Faz parte desse tipo de cultura organizacional a flexibilidade dos processos, com o ritmo da corporação dependente dos acontecimentos.

 

Os colaboradores se sentem mais satisfeitos com suas funções, pois há mais liberdade para exercerem suas atividades. Nesse ambiente, a criatividade é muito valorizada, sobrepondo-se às regras, que podem ser alteradas a depender de cada caso. Isso porque o importante são os resultados.

 

Cultura de pessoas

 

Aqui, os colaboradores são muito valorizados, pois constituem o pilar dessa cultura, a qual, incentiva seu crescimento e a gestão de talentos, contando com um bom plano de cargos e salários. Além disso, promove uma integração maior entre as equipes.

 

Além disso, os gestores trabalham com o propósito de reter talentos e buscam desenvolver líderes para dar andamento às atividades do seu legado.

 

Nesse tipo de cultura, é preciso ter cuidado para não se descuidar do relacionamento com os parceiros e da infraestrutura da empresa. Muito comum nas startups, na cultura de pessoas há pouca hierarquia e o trabalho é gerenciado por cada colaborador.

 

Assim, esses quatro tipos de cultura norteiam as organizações, e não saber qual é a cultura da sua empresa inviabiliza estabelecer um plano de melhorias, a fim de adequar a cultura existente àquela desejada, e que trará mais resultados para a organização.

 

A Pulses é uma plataforma para gestão de pessoas que atua com soluções de clima organizacional, engajamento e performance. Através de uma pesquisa de clima, é possível identificar a percepção dos colaboradores sobre diversos aspectos da empresa, que o ajudarão a identificar a cultura organizacional da sua companhia.

 

Como vimos ao longo deste artigo, conhecer a cultura organizacional é fundamental para buscar maior competitividade da empresa, fazendo com que a organização se destaque no mercado.

 

Se você gostou deste post sobre cultura organizacional, entre em contato para conhecer as nossas soluções!

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista