Home » Blog » Cultura organizacional » Como fortalecer a cultura organizacional durante o trabalho remoto?
Compartilhe

Como fortalecer a cultura organizacional durante o trabalho remoto?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 9 min leitura

A cultura centrada nas pessoas e a flexibilidade são dois caminhos para o fortalecimento da gestão nesse novo modelo de trabalho

Em tempos de trabalho remoto, você sabe como fortalecer a cultura organizacional da sua empresa? Para pensar sobre o assunto, algumas perguntas devem ser feitas:

  • Seus colaboradores se identificam com a organização da qual fazem parte?
  • Será que eles reconhecem e sabem identificar tudo o que está relacionado a esse universo?

Questionamentos aparentemente simples dão margem para elementos complexos que você precisa conhecer. Veja a seguir os detalhes que devem ser considerados para fortalecer a cultura de uma empresa.

Vista traseira de colaborador em videoconferência em referência a como fortalecer a cultura organizacional no trabalho remoto

Afinal, o que é cultura organizacional?

O termo diz respeito a um conjunto de valores, crenças, tradições e costumes que constituem determinado grupo social.

A cultura é transmitida de geração para geração por meio de processos comunicativos e imitação de comportamentos. E o que isso tem a ver com a cultura de uma empresa?

Assim como na definição mais ampla de cultura, quando trazemos o conceito para o cenário organizacional, estamos nos referindo a um conjunto de valores, ações e crenças que determinam a identidade de uma empresa.

Para saber como fortalecer a cultura organizacional de uma empresa, é preciso entender que ela serve como um guia de comportamentos de colaboradores e do negócio. É ela que norteia crenças, hábitos, princípios, entre outros fatores.

Duas pessoas desenhando uma lâmpada juntos em referência a cultura organizacional da Netflix e Google
Duas pessoas vendo estatísticas em referência ao guardião da cultura organizacional

Cultura organizacional dentro e fora da empresa

Se você acredita que a cultura de uma organização interfere apenas no comportamento dos colaboradores, é importante desconstruir essa ideia.

Ela ultrapassa os limites da empresa e atinge, por exemplo, a percepção de clientes, parceiros e fornecedores. Por isso a importância de saber como fortalecer a cultura organizacional.

A lógica é a seguinte: a forma como as atividades são conduzidas, assim como a rotina e o tipo de comunicação, por exemplo, reflete no tratamento dado aos clientes e na reputação da empresa em diferentes contextos externos.

Isso significa que de nada adianta oferecer o melhor produto, usar tecnologia de ponta e estar alinhado às tendências do mercado se você não investir no fator decisivo para a evolução do seu negócio: a gestão de pessoas.

É possível mudar a cultura de uma empresa?

Quando falamos sobre cultura organizacional é preciso ter em mente que existem diferentes tipos, para diferentes organizações. Nesse sentido, não existe certo e errado ou modelo a ser seguido.

A depender da empresa, a gestão pode se encaixar em um perfil mais inovador ou tradicional, o que não significa que o modelo adotado deve ser definitivo.

Caso você esteja se perguntando se é possível mudar a cultura organizacional tradicional da sua empresa, por exemplo, saiba que sim! Não só é possível, como em muitos casos é uma estratégia útil para toda a equipe.

Isso só é possível porque a cultura depende, diretamente, de dois fatores que são passíveis a variações: a visão dos executivos e as necessidades do negócio.

Como fortalecer a cultura organizacional da sua empresa

Como visto anteriormente, a cultura é uma parte muito importante das empresas, tanto externa, quanto internamente. Por isso, o seu fortalecimento é essencial para o funcionamento de todo o negócio.

Para isso, é preciso empreender esforço contínuo e consciente. Ter uma cultura organizacional forte e saudável vai além de ser uma empresa “bem vista”, é preciso trabalhar, sobretudo, no engajamento dos colaboradores.

Tenha em mente que ela é resultado das prioridades e valores de cada empresa e que saber como fortalecer a cultura organizacional da sua empresa é fundamental para todo o time.

Ainda que seja um aspecto que varia de caso para caso, a cultura existe por uma razão: auxiliar as empresas a conquistarem seus objetivos e metas.

Para isso, deve considerar a empresa como um organismo vivo.

Nessa condição vital, é preciso certificar que todas as pessoas, que compõem esse sistema, se identifiquem com cada detalhe da organização, para um maior senso de pertencimento.

Cultura organizacional no trabalho remoto

O trabalho remoto, que, até 2020, era visto como exceção, para muitas empresas, passou a ser uma regra.

Com ele, manter a produtividade e o engajamento dos colaboradores durante um longo período de incertezas se tornou um grande desafio.

Afinal, a lógica presencial, responsável por sustentar a cultura nas organizações, foi substituída por uma série de processos online. Quem frequentava o escritório diariamente, passou a lidar com novas maneiras de trabalhar remotamente.

Com o início da pandemia, a maioria das empresas adotou o modelo home office como medida de segurança e bem-estar dos colaboradores. O que quase ninguém previu era que, o que duraria alguns dias, perdurou, em média, mais de um ano.

Isso tem provocado mudanças e trazido uma série de questões importantes que nortearão o futuro da gestão de pessoas. Saber como fortalecer a cultura organizacional da sua empresa é uma delas.

Afinal, se cuidar da cultura já era  complexo, agora, temos que gerir suas particularidades nesse novo sistema.

Novas crenças e valores passaram a disseminar debates por parte dos colaboradores e de seus líderes. Como se reorganizar nesse novo cenário?

Ou melhor, como sustentar a cultura da empresa no trabalho remoto? Provavelmente, você já levantou essa indagação e refletiremos sobre ela nos tópicos a seguir.

Realidade da cultura organizacional no pós-pandemia

Quando idealizamos a cultura organizacional no espaço físico da empresa, imaginamos maneiras de avaliar de que forma os colaboradores estão lidando com a rotina da empresa e dos aspectos que compõem a cultura.

Claro que, ainda assim, é complexo cuidar de todos os detalhes que envolvem esse universo. No entanto, na configuração remota, é ainda mais difícil compreender a unidade organizacional.

Afinal, em meio a reuniões, alinhamento de equipe, entre outros processos típicos de uma rotina laboral, os profissionais dividem espaço e tempo com elementos que não fazem parte da estrutura da empresa.

Filhos, ruídos da vizinhança, animais de estimação e trabalhos domésticos são alguns exemplos de realidades com as quais todos têm aprendido a equilibrar com a vida profissional. 

Fora da lógica tradicional, que separa as atividades do trabalho das rotinas pessoais, além da comunicação, outros atributos foram modificados.

O fato é que não podemos esperar que estratégias tradicionais de manutenção da cultura funcionem para um modelo novo.

Ações para fortalecer a cultura organizacional no trabalho remoto

A comunicação é um dos elementos essenciais para saber como fortalecer a cultura organizacional e também um dos que mais geram desafios no modelo de trabalho remoto.

Por isso, ela pode e deve ser revista quando necessário, assim como outras esferas que mencionaremos a seguir:

Crie mecanismos de comunicação eficientes

Garanta que os colaboradores tenham acesso a canais abertos para que haja interação sempre que necessário tirar dúvidas, fazer solicitações e alinhar expectativas.

A comunicação online deve ser tão ágil quanto a do contexto físico.

Lembre-se de revisar o código de ética da empresa e, se necessário, fazer ajustes ou inserir boas práticas de comunicação online. É importante evitar fofocas, mal entendidos, entre outros ruídos que podem prejudicar os processos da empresa.

Garanta que o feedback chegue a todos os membros da equipe

É natural que, durante o contato físico entre as pessoas, o feedback flua de modo contínuo e envolva palavras, gestos e expressões faciais. No trabalho remoto, o mecanismo mais usado para compartilhar essas impressões é o texto.

Além dele, as chamadas de vídeo podem ser usadas como recursos de feedback. O ideal é criar momentos destinados ao feedback diariamente, semanalmente, ou em uma frequência que mais se adeque aos processos da empresa.

Reveja aspectos básicos da cultura da empresa

Identifique se existem aspectos dela que não são possíveis de serem reproduzidos pelo meio remoto. Faça adaptações para que todos possam experienciar a cultura da empresa da melhor forma possível.

Pausas para almoço, horário de início e término das atividades, por exemplo, podem mudar radicalmente. Nesse novo modelo, é fundamental prezar pelo bem-estar dos colaboradores.

Saber como fortalecer a cultura organizacional é entender que esse processo também pode decorrer de mudanças. Então que tal reservar um horário de descontração entre os times para aproximá-los?

Explore novos recursos de tecnologia digital

As ferramentas de gestão online, softwares, entre outros recursos digitais, têm colaborado significativamente para o trabalho à distância. Explore os que mais se adequam às necessidades da empresa.

Lembre-se de que essas ferramentas devem fazer sentido para os colaboradores. Promova treinamentos e sensibilizações para que todos sejam capazes de usar as funcionalidades com eficiência.

Instaure uma cultura centrada nas pessoas

A cultura centrada nas pessoas tem como norte a colaboração e o desenvolvimento. Como o próprio nome sugere, ela determina que as pessoas são mais importantes que os processos.

Uma equipe engajada permite a entrega de trabalhos de qualidade. Isso sem contar que a satisfação e a identificação com a cultura da empresa permite o florescimento de talentos que farão a empresa se destacar diante da concorrência.

Estimule a autonomia 

Dê liberdade para que os colaboradores tomem decisões e resolvam problemas com autonomia. A autonomia, como dissemos, depende de uma relação de confiança.

Isso fará com que a equipe se sinta parte importante de uma unidade e enxergue além dos limites. Dessa forma, todos se concentrarão no esforço coletivo para colocar os valores da empresa em prática. 

Soluções para o fortalecimento da cultura organizacional

A cultura é viva e dinâmica e, por isso, está em constante transformação. Para tornar o trabalho significativo, é fundamental que você conte com mecanismos que possibilitam a análise dessa fluidez.

As novas tecnologias digitais têm mudado as práticas de gestão de pessoas. Líderes e profissionais de RH podem investir em uma plataforma que permite a tomada de decisões com base na análise de dados e informações relevantes.

Se a cultura centrada nas pessoas valoriza o colaborador em todos os aspectos, nada melhor do que contar com soluções projetadas para construir uma cultura organizacional que priorize a transparência, colaboração e confiança.

Como a Pulses pode te ajudar

Através da plataforma de gestão contínua de pessoas da Pulses, é possível mensurar e monitorar os movimentos da cultura organizacional com mais frequência, para ajudar na construção de uma cultura de transparência, confiança e colaboração.

Além disso, você também pode acompanhar e atuar no clima organizacional, engajamento e performance para impulsionar os resultados da sua empresa.

Para saber mais, acesse o conteúdo abaixo e confira como a Pulses ajudou a ZAZ Vendas a desenvolver uma cultura de pertencimento a partir da utilização dos módulos de Clima & Engajamento e Comunicados.

Pessoas felizes trabalhando juntas para mostrar sobre como fortalecer a cultura organizacional

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!