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Como estimular o engajamento profissional na empresa

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 3 min leitura
Duas pessoas apertando as mãos em referência a indicação de parceiros do Pulses Partners
Duas pessoas conversando em referência ao parceiro Pulses Partners
Banner azul chamando parceiros para se destacar no mercado com o Pulses Partners

Você sabe o que é engajamento profissional? Entendemos que o Engajamento é um fenômeno mutável e dinâmico, que contempla aspectos cognitivos, emocionais e físicos, empregados de maneira alinhada aos propósitos organizacionais e pessoais, proporcionando um envolvimento ativo, dedicado e persistente no desempenho dos papéis, com senso de eficácia, confiança e realização.

Colaboradores engajados proporcionam melhores resultados para as empresas, uma vez que compreendem seu papel dentro de cada processo e têm consciência do quanto as suas tarefas são importantes para o sucesso do negócio.

Por essa razão, é muito importante estimular o engajamento profissional na sua empresa. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura deste artigo até o final e confira nossas dicas!

 

Invista em um bom onboarding

 

Quando um novo colaborador começa a trabalhar na empresa, um dos sentimentos que mais se destaca é a insegurança. Embora ele esteja muito animado para iniciar os trabalhos, ao mesmo tempo se sente inseguro para executar suas atividades e até mesmo se relacionar com os seus colegas.

Colaboradores felizes em capa de livro em referência a construção da cultura de engajamento
Capa de livro mostrando uma medalha em referência ao impacto do reconhecimento no engajamento
Pódio com bandeira amarela no topo em referência ao engajamento para líderes

Nesse momento, investir em um bom onboarding é fundamental para que o colaborador conheça a cultura da empresa, saiba seus valores e verifique se estão de acordo com seus propósitos. Dar boas-vindas de modo oficial é o primeiro passo para fazer com que ele se sinta parte da equipe. Além disso, é importante mostrar que ele receberá todo o suporte necessário no começo para desempenhar seu papel com excelência.

 

Melhore a comunicação interna da empresa

 

Sem comunicação não é possível chegar a lugar nenhum. Nesse sentido, é fundamental investir em uma boa comunicação interna, para que não haja ruídos, todos saibam o que acontece na empresa e se sintam parte da organização. Isso porque eles estão sempre cientes de todos os passos necessários para executar as tarefas e até mesmo ascender na sua carreira.

Você pode criar uma newsletter semanal para emitir os principais comunicados da empresa — nesse caso, é importante ter cuidado com frases ambíguas que abrem espaço para diferentes entendimentos.

Para manter seus funcionários engajados, você precisa mantê-los a par de tudo o que está acontecendo na empresa. Portanto, tente incluí-los nas tomadas de decisões para também ter uma visão mais ampla dos caminhos que podem ser tomados.

Por meio de uma comunicação interna eficiente, é possível melhorar o relacionamento entre as equipes e otimizar os resultados da organização.

 

Ouça seus colaboradores

 

Às vezes a empresa implementa diversas ações, acreditando que os colaboradores irão gostar, no entanto, nem sempre é aquilo que necessitam. Por isso, antes de sair planejando ações, comece ouvindo seus colaboradores continuamente: Como percebem a estrutura da empresa? Como é a relação com a liderança? Quais são as suas necessidades?

Mas não se esqueça: depois de ouvir, precisa agir! Comece apresentando os resultados das pesquisas aos seus colaboradores e deixe que participem dando sugestões de ações.

Uma boa estratégia de engajamento demonstra o compromisso da empresa em ouvir os colaboradores, responder e fazer algo a respeito com os dados coletados.

Por fim, queremos saber: você sabe o que é a jornada do colaborador? Se não, aprenda agora mesmo o que é e como melhorá-la! Quanto mais você conhecer seu colaborador, melhores serão as chances de fortalecer o relacionamento entre ele e a empresa.

 

jornada-do-colaborador

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
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