Por Michelly Dellecave
8 min leitura

Relacionamento interpessoal no trabalho: 7 dicas para ter sucesso na gestão de pessoas

Investir no bom relacionamento entre os colaboradores impacta na produtividade e ajuda a melhorar os resultados da empresa

Pensar sobre relacionamento interpessoal no trabalho é um dos aspectos mais importantes dentro de uma organização. Afinal, quando se tem cooperação e harmonia no trabalho em grupo, as atividades diárias fluem e fica mais fácil atingir metas e objetivos.

Não é à toa que priorizar um ambiente agradável e com relações saudáveis, pode melhorar a produtividade da equipe e impactar positivamente no clima organizacional. Mas, para que isso aconteça, é necessário implementar algumas ações de acompanhamento e melhorias.

Por exemplo: Identificar como andam os relacionamentos na empresa, estimular a boa comunicação dentro do time e incentivar a confiança e a cooperação entre os colaboradores devem fazer parte da rotina de líderes e RHs.

Quer entender mais sobre o assunto e seu impacto na organização? Confira o conteúdo a seguir!

Quatro pessoas em um ambiente de trabalho harmonioso, todos estão sorrindo e duas delas estão dando das mãos

Afinal, o que é relacionamento interpessoal no trabalho?

Podemos descrever relacionamentos interpessoais como a interação e o vínculo entre 2 ou mais pessoas em diversos contextos. Quando falamos nessa prática no ambiente de trabalho, estamos falando de relações em um cenário que requer apoio e colaboração.

Os seres humanos são criaturas naturalmente sociais, que anseiam por amizade e interações positivas. Proporcionar boas experiências pode diminuir dificuldades e potencializar capacidades.

Contudo, é importante entender que se envolver com pessoas e desenvolver com elas relações positivas, nasce primeiro de um relacionamento consigo mesmo. Além disso, a relação com sentimentos e emoções também reflete na interação com os outros.

Se conhecer capacita o indivíduo para reagir às ações das outras pessoas em situações diárias. É importante saber gerenciar questões pessoais, como autoestima, autocontrole e a automotivação, pois esses fatores ajudam na boa convivência no meio social.

7 dicas para melhorar os relacionamentos interpessoais na empresa

Para que a relação entre os colaboradores seja cada vez melhor, é necessário colocar em ação alguns comportamentos. Confira:

Confiança

Este é o fundamento de todo bom relacionamento interpessoal. Quando confia em sua equipe e colegas, o colaborador forma um vínculo poderoso que o ajuda a trabalhar e se comunicar de forma mais eficaz.

Se você confia nas pessoas que trabalham com você, pode ser aberto e honesto em seus pensamentos e ações, além de não precisar perder tempo e energia “olhando à sua volta”. Por isso, investir nessas relações é tão importante.

Pratique a escuta ativa

Escuta ativa é ouvir a informação que está sendo transmitida de forma atenciosa e com interesse de compreendê-la em sua totalidade. É ouvir lançando olhar direto à pessoa com quem se conversa para que a mensagem seja bem captada.

Líderes devem ter em mente que uma comunicação respeitosa e clara fortalece a relação entre os interlocutores. Por isso, é tão importante ouvir o colaborador.

Compreenda as críticas e orientações

A boa compreensão faz parte de um relacionamento respeitoso, sobretudo, quando estão presentes no diálogo alguns apontamentos de criticidade seguidos de orientações. O feedback pode ajudar o colaborador a considerar questões.

Ter bom senso e entender a mensagem com seriedade e sem questionamentos desagradáveis são comportamentos que refletem uma relação positiva entre líderes, liderados e também entre colaboradores.

Respeito mútuo

Quando há respeito e valorização de opiniões e de ideias, podem se desenvolver soluções baseadas na visão coletiva, sabedoria e criatividade do time. É essencial que ele seja inserido na dinâmica do grupo como um pilar básico.

Comunicação aberta

Nos comunicamos durante todo o dia, seja quando estamos enviando e-mails, mensagens instantâneas, ou face-a-face em uma reunião. Quanto melhor e mais eficaz for a comunicação, mais rico os relacionamentos no trabalho serão.

Todas as boas relações dependem de uma comunicação aberta e honesta. Estabeleça uma comunicação aberta com o seu time para que as pessoas se sintam à vontade para expor suas opiniões, ajudar e pedir ajuda.

Concentre-se na inteligência emocional

Esta é a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e entender claramente o que está sendo dito. A alta inteligência emocional também ajuda a entender as emoções e necessidades dos colegas.

Compreender e se preocupar com os outros é importante para toda e qualquer relação social. E se colocar no lugar do outro garante empatia e compreensão.

Reconheça seus colaboradores e colegas de trabalho

É importante entender a importância do reconhecimento na gestão para engajar e motivar colaboradores. Quando as pessoas sabem seu valor, elas se sentem mais confiantes. Por isso, mostre sempre o seu reconhecimento.

Todos querem sentir que o seu trabalho é reconhecido e essa atitude pode melhorar a autoestima e confiança do seu time.

Bons relacionamentos no trabalho garantem benefícios

Ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho traz vários benefícios: o ambiente se torna mais agradável, as pessoas ficam mais propensas a aceitarem mudanças, além de criar uma atmosfera de inovação e criatividade.

O bom relacionamento interpessoal também proporciona uma melhor gestão do tempo: em vez de se preocupar em superar problemas associados a relações negativas, o colaborador pode se concentrar em oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Muito tem se falado, nos últimos anos, sobre a admissão de candidatos com habilidades para o trabalho em equipe. Recrutadores de RH já veem essa característica como uma das essenciais para um profissional competente.

Por isso, os processos de recrutamento e seleção têm se voltado mais para as competências comportamentais, do que para os conhecimentos técnicos.

Relacionamentos interpessoais no trabalho impactam no engajamento

A construção e, sobretudo, a manutenção do bom relacionamento interpessoal no trabalho contribui para o engajamento dos colaboradores. Por essa razão, a organização deve investir em ações voltadas ao relacionamento interpessoal na empresa. Mas, como fazer isso?

Realizar pesquisa de clima organizacional é uma ótima forma de conhecer os pontos fortes do time e identificar os que precisam de melhorias no que diz respeito às relações. Ou seja, ouvir o colaborador é eficaz para saber onde as ações e feedbacks precisam ser ajustados.

Além disso, existem alguns métodos que podem ser aplicados para ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais organizacionais:

  • Incentive o trabalho em equipe;
  • Invista no desenvolvimento dos grupos;
  • Fique atento às competições;
  • Lide com as situações de conflito;
  • Melhore a comunicação interna;
  • Estimule a escuta e incorpore a cultura de feedback no seu time.

Desafios dos relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo

Estabelecer um bom relacionamento entre os colaboradores não é uma tarefa simples. Afinal, estamos lidando com pessoas e cada uma delas apresenta opiniões, atitudes, conhecimentos e comportamentos diferentes e diversificados.

Nesse caso, é natural que surjam conflitos de diversos tipos e desafios que devem ser superados com a ajuda de líderes e RHs. Os maiores deles são a dificuldade de comunicação, a falta de afinidade, de práticas éticas e de inteligência emocional, entre outras coisas.

Ah, claro! Em todo grupo podem existir conflitos, mas é importante que a liderança saiba como reagir e lidar com eles. Fingir que eles não existem, pode aumentar ainda mais as divergências e dificultar a resolução do problema.

Impactos das relações interpessoais na empresa

Os colaboradores passam a maior parte do dia no convívio dos seus amigos de trabalho, por isso, é importante que a relação entre eles seja praticada de forma efetiva. Um bom relacionamento proporciona inúmeros benefícios:

Potencializa a colaboração entre os colaboradores

As atividades diárias nas organizações, em diversos casos, são realizadas por meio de processos. Ou seja, uma área depende da outra para que a conclusão daquele trabalho se realize. Quer um exemplo?

Para que uma venda seja realizada, o cliente participa de um processo que passa pelo vendedor, pela caixa e pela embalagem. A boa relação entre esses colaboradores oferece um processo mais célere e correto.

Dessa forma, tornar a empresa um bom lugar para se trabalhar, investindo nas relações dentro do grupo, garante não só o bem-estar de seus colaboradores, como também o sucesso do trabalho em equipe.

Preserva a saúde dos colaboradores

O trabalho diário em uma empresa requer muitas responsabilidades, como: o cumprimento de prazos, entrega de bons resultados, elevação da produtividade e potencialização da satisfação dos clientes. Tudo isso gera uma certa carga de cobranças e estresse.

Uma relação bem estruturada entre os funcionários torna os afazeres de rotina mais suaves e prazerosos devido à colaboração coletiva. Com a socialização das tarefas, o trabalho é cumprido em menos tempo e o colaborador se sente menos pressionado e estressado.

O que, consequentemente, impacta na qualidade de vida e no bem-estar no trabalho.

Pronto para mudar as relações no seu ambiente de trabalho?

Agora você já sabe a importância de intervir no relacionamento interpessoal no trabalho para que os colaboradores tenham a melhor experiência em seus relacionamentos. E contar com uma ferramenta inovadora de gestão de pessoas pode ser a peça chave nesse processo.

A Pulses é uma plataforma de gestão contínua de pessoas que atua no clima organizacional, engajamento e performance. Com uma metodologia de continuous sensing baseada em dados, oferecemos os melhores resultados para melhorar as relações nas instituições.

Então, aproveite e entre em contato com a nossa equipe especializada para conhecer melhor os nossos serviços!

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