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Clima organizacional e engajamento: 09 dicas que todo gestor deve seguir

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 5 min leitura

O engajamento profissional está relacionado ao reconhecimento, condições de trabalho, liderança e oportunidades de crescimento

Um colaborador engajado se envolve de diversas formas com a empresa, o que faz com que ele se sinta eficaz no trabalho. Por isso, pensar em práticas de fortalecimento do clima organizacional e engajamento neste contexto é tão importante.

Essa relação é composta de valores e objetivos alinhados com a organização, comprometimento mútuo e confiança. Consequentemente, isso irá refletir de modo positivo no alcance de resultados. Confira a seguir nossas dicas:

Grupo de pessoas discutindo negócios enquanto se reúnem no escritório, em referência ao clima organizacional e engajamento

Duas mulheres conversando e sorrindo referenciando à colaboradores engajados e produtivos

9 dicas para fortalecer o clima organizacional e engajamento

01 Estabeleça uma relação de confiança

É fundamental que as lideranças garantam aos colaboradores espaço para compartilhar seus receios, trazer novas ideias, dar sugestões e até mesmo relatar situações que prejudicam seu trabalho.

Isso só é possível se você estabelecer uma relação de confiança. Promova um ambiente de escuta pautado pela ética, flexibilidade e justiça. Dessa forma, o profissional se sentirá acolhido e criará uma ligação afetiva com a empresa.

02 Determine funções e papéis com transparência

Colaboradores que sabem exatamente como e o que devem fazer, executam melhor suas atividades.

Ofereça treinamentos periódicos, crie um cronograma de atividades e de entregas que sejam coerentes com o tempo e habilidade de cada profissional.

Um homem e uma mulher segurando celulares olhando para frente e sorrindo

Isso está diretamente relacionado às boas práticas de comunicação organizacional. Portanto, crie estratégias que possibilitem a delegação de tarefas, prazos e processos que façam sentido para seus interlocutores.

03 Ofereça condições adequadas para a realização de tarefas

Quando falamos em condições adequadas de trabalho, nos referimos a uma série de elementos que envolvem processos e bem-estar dos colaboradores. Além de maquinário e matéria-prima, promova um ambiente de trabalho seguro.

Nesse contexto de expansão do modelo de trabalho remoto, o cuidado deve ser redobrado. Faça kits com equipamentos que devem ser usados e envie aos colaboradores.

Não se esqueça de investir em ações que focam no bem-estar físico e emocional da equipe. Oferecer plano de saúde e incentivar a realização de atividade física são ótimos exemplos.

04 Alinhe as expectativas da equipe com as da empresa

O envolvimento do colaborador com a empresa vai além do salário. Existem diversas razões que justificam sua permanência e elas devem ser consideradas na hora de criar um planejamento que evite pedidos de demissão, por exemplo.

Você já fez as seguintes perguntas à sua equipe:

  • Qual é o significado da organização em seu dia a dia?
  • Essa percepção está alinhada à cultura da empresa?
  • Os valores e propósitos de ambos estão em consonância?

Talvez essas sejam questões importantes para serem alinhadas com os seus colaboradores.

05 Reforce o senso de coletividade

Uma empresa é um organismo vivo e essa premissa deve transparecer no clima organizacional. Crie situações que validem o senso de pertencimento e coletividade para que os colaboradores possam caminhar lado a lado com a empresa.

Quando falamos sobre clima organizacional e engajamento, vale dizer que o senso de coletividade está diretamente relacionado ao equilíbrio de valores que são importantes, tanto para o profissional, quanto para a organização.

Mulher sorrindo enquanto segura um notebook com uma mão e digita com a outra em referência à colaboradores engajados

O papel das lideranças é saber encontrar esse equilíbrio.

06 Entenda as necessidades individuais dos colaboradores

Assim como o fortalecimento do coletivo, também é importante dar atenção individual aos colaboradores. Interações mais direcionadas para as necessidades particulares de cada profissional são boas estratégias de engajamento.

O ideal é que essas estratégias sejam naturais e fluidas. Você pode incluir feedbacks e reuniões individuais de alinhamentos nessa etapa para promover maior apoio.

07 Promova o desenvolvimento profissional 

Crie um bom programa de desenvolvimento de carreira com a colaboração dos funcionários, faça parcerias com instituições de ensino, estimule a participação em eventos da área, entre outras medidas.

Com colaboradores capacitados, a evolução do reconhecimento dos serviços prestados fortalece a relação do clima e do engajamento. Crie estratégias de progressão horizontal e vertical. 

Permita a participação em processos seletivos internos, além de valorizar e reconhecer todos aqueles que são responsáveis pelos bons resultados da empresa.

A Pulses conta com o módulo de reconhecimento que ajuda gestores em aspectos como produtividade, turnover, clima organizacional, entre outros. Acesse o vídeo abaixo e confira mais sobre:

08 Avalie as estratégias e metodologias aplicadas

É importante que você saiba que, apesar de serem complementares, o clima organizacional e o engajamento são coisas diferentes.

O clima organizacional está relacionado à percepção dos colaboradores quanto ao que existe e ao que não existe no contexto organizacional. 

Já o engajamento tem a ver com o alinhamento de objetivos organizacionais e pessoais dos colaboradores com a organização.

Quando essa harmonia acontece, o profissional desenvolve senso de pertencimento, confiança e passa a desejar genuinamente fazer parte da história da empresa.

Como estamos falando de dois conceitos complexos e dinâmicos, é necessário contar com boas estratégias para medi-los e acompanhá-los.

09 Utilize a tecnologia a seu favor

Graças aos avanços do desenvolvimento de softwares que agilizam e facilitam o dia a dia de quem trabalha com gestão de pessoas, é possível ter acesso a soluções completas de pesquisa de clima e engajamento.

Com a Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas, você pode acompanhar diversos fatores que impactam no clima e engajamento, de forma fácil e rápida, através de dados obtidos pela escuta dos colaboradores. 

Quer saber mais sobre essa solução analítica? Acesse e confira abaixo o conteúdo complementar sobre a Pesquisa de Clima e Engajamento da Pulses e saiba como transformar a sua empresa.

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

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