Home » Blog » Clima organizacional » Clima organizacional e engajamento: 09 dicas que todo gestor deve seguir
Compartilhe

Clima organizacional e engajamento: 09 dicas que todo gestor deve seguir

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 5 min leitura
Duas pessoas apertando as mãos em referência a indicação de parceiros do Pulses Partners
Banner azul chamando parceiros para se destacar no mercado com o Pulses Partners
Duas pessoas conversando em referência ao parceiro Pulses Partners

O engajamento profissional está relacionado ao reconhecimento, condições de trabalho, liderança e oportunidades de crescimento

Um colaborador engajado se envolve de diversas formas com a empresa, o que faz com que ele se sinta eficaz no trabalho. Por isso, pensar em práticas de fortalecimento do clima organizacional e engajamento neste contexto é tão importante.

Essa relação é composta de valores e objetivos alinhados com a organização, comprometimento mútuo e confiança. Consequentemente, isso irá refletir de modo positivo no alcance de resultados. Confira a seguir nossas dicas:

Grupo de pessoas discutindo negócios enquanto se reúnem no escritório, em referência ao clima organizacional e engajamento

9 dicas para fortalecer o clima organizacional e engajamento

01 Estabeleça uma relação de confiança

É fundamental que as lideranças garantam aos colaboradores espaço para compartilhar seus receios, trazer novas ideias, dar sugestões e até mesmo relatar situações que prejudicam seu trabalho.

Isso só é possível se você estabelecer uma relação de confiança. Promova um ambiente de escuta pautado pela ética, flexibilidade e justiça. Dessa forma, o profissional se sentirá acolhido e criará uma ligação afetiva com a empresa.

02 Determine funções e papéis com transparência

Colaboradores que sabem exatamente como e o que devem fazer, executam melhor suas atividades.

Ofereça treinamentos periódicos, crie um cronograma de atividades e de entregas que sejam coerentes com o tempo e habilidade de cada profissional.

Pessoa segurando um ícone feliz na capa de ebook sobre o instrumento pulses para pesquisas de clima organizacional
Duas pessoas olhando o aplicativo da Pulses em referência a adesão à pesquisa contínua de clima organizacional por pulso
Foto de Cesar Nanci para falar sobre continuous sensing, a evolução das pesquisas de clima organizacional
Pessoa apresentando estatísticas em referência aos motivos para realizar pesquisa de clima organizacional

Isso está diretamente relacionado às boas práticas de comunicação organizacional. Portanto, crie estratégias que possibilitem a delegação de tarefas, prazos e processos que façam sentido para seus interlocutores.

03 Ofereça condições adequadas para a realização de tarefas

Quando falamos em condições adequadas de trabalho, nos referimos a uma série de elementos que envolvem processos e bem-estar dos colaboradores. Além de maquinário e matéria-prima, promova um ambiente de trabalho seguro.

Nesse contexto de expansão do modelo de trabalho remoto, o cuidado deve ser redobrado. Faça kits com equipamentos que devem ser usados e envie aos colaboradores.

Não se esqueça de investir em ações que focam no bem-estar físico e emocional da equipe. Oferecer plano de saúde e incentivar a realização de atividade física são ótimos exemplos.

04 Alinhe as expectativas da equipe com as da empresa

O envolvimento do colaborador com a empresa vai além do salário. Existem diversas razões que justificam sua permanência e elas devem ser consideradas na hora de criar um planejamento que evite pedidos de demissão, por exemplo.

Você já fez as seguintes perguntas à sua equipe:

  • Qual é o significado da organização em seu dia a dia?
  • Essa percepção está alinhada à cultura da empresa?
  • Os valores e propósitos de ambos estão em consonância?

Talvez essas sejam questões importantes para serem alinhadas com os seus colaboradores.

05 Reforce o senso de coletividade

Uma empresa é um organismo vivo e essa premissa deve transparecer no clima organizacional. Crie situações que validem o senso de pertencimento e coletividade para que os colaboradores possam caminhar lado a lado com a empresa.

Quando falamos sobre clima organizacional e engajamento, vale dizer que o senso de coletividade está diretamente relacionado ao equilíbrio de valores que são importantes, tanto para o profissional, quanto para a organização.

O papel das lideranças é saber encontrar esse equilíbrio.

06 Entenda as necessidades individuais dos colaboradores

Assim como o fortalecimento do coletivo, também é importante dar atenção individual aos colaboradores. Interações mais direcionadas para as necessidades particulares de cada profissional são boas estratégias de engajamento.

O ideal é que essas estratégias sejam naturais e fluidas. Você pode incluir feedbacks e reuniões individuais de alinhamentos nessa etapa para promover maior apoio.

07 Promova o desenvolvimento profissional 

Crie um bom programa de desenvolvimento de carreira com a colaboração dos funcionários, faça parcerias com instituições de ensino, estimule a participação em eventos da área, entre outras medidas.

Com colaboradores capacitados, a evolução do reconhecimento dos serviços prestados fortalece a relação do clima e do engajamento. Crie estratégias de progressão horizontal e vertical. 

Permita a participação em processos seletivos internos, além de valorizar e reconhecer todos aqueles que são responsáveis pelos bons resultados da empresa.

A Pulses conta com o módulo de reconhecimento que ajuda gestores em aspectos como produtividade, turnover, clima organizacional, entre outros. Acesse o vídeo abaixo e confira mais sobre:

08 Avalie as estratégias e metodologias aplicadas

É importante que você saiba que, apesar de serem complementares, o clima organizacional e o engajamento são coisas diferentes.

O clima organizacional está relacionado à percepção dos colaboradores quanto ao que existe e ao que não existe no contexto organizacional. 

Já o engajamento tem a ver com o alinhamento de objetivos organizacionais e pessoais dos colaboradores com a organização.

Quando essa harmonia acontece, o profissional desenvolve senso de pertencimento, confiança e passa a desejar genuinamente fazer parte da história da empresa.

Como estamos falando de dois conceitos complexos e dinâmicos, é necessário contar com boas estratégias para medi-los e acompanhá-los.

09 Utilize a tecnologia a seu favor

Graças aos avanços do desenvolvimento de softwares que agilizam e facilitam o dia a dia de quem trabalha com gestão de pessoas, é possível ter acesso a soluções completas de pesquisa de clima e engajamento.

Com a Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas, você pode acompanhar diversos fatores que impactam no clima e engajamento, de forma fácil e rápida, através de dados obtidos pela escuta dos colaboradores. 

Quer saber mais sobre essa solução analítica? Acesse e confira abaixo o conteúdo complementar sobre a Pesquisa de Clima e Engajamento da Pulses e saiba como transformar a sua empresa.

Capa do ebook sobre a pesquisa de clima organizacional e engajamento da Pulses

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!