A retenção de clientes é um dos principais fatores de sucesso de um negócio. Por isso, conhecer estratégias para diminuir o churn rate é relevante no contexto de quem trabalha com consultoria de RH.
Você já parou para pensar por que alguns clientes cancelam contratos com sua empresa? Entender o que causa e quais são as consequências desse ato é o melhor caminho para evitar essas quebras de contrato.
A seguir, você entenderá do que se trata esse conceito e quais são as melhores estratégias para reduzir seus impactos na sua empresa de consultoria.
O termo, em inglês, significa taxa de rotatividade. Ele é usado para avaliar a quantidade de clientes que deixaram de usar os serviços de uma empresa por um determinado período.
Em outras palavras, churn rate é uma métrica usada para avaliar a porcentagem de clientes que você pode estar perdendo.
Geralmente, a avaliação é feita com base no período de 12 meses, mas pode variar dependendo da estratégia.
O objetivo desta métrica é acompanhar de que forma a rotatividade de clientes pode impactar no crescimento ou declínio do seu negócio. Além disso, ela ajuda a tomar medidas de retenção de clientes em períodos estratégicos.
Dessa forma, é possível evitar grandes impactos na receita, sobretudo em períodos em que a rotatividade de clientes tende a ser alta.
Para você entender como funciona a rotatividade de clientes e quais são os impactos no seu negócio, vamos imaginar que sua receita mensal seja de R$30 mil.
Caso haja uma rotatividade de 5%, você pode estar perdendo, em média, R$1,5 mil por mês. Ao longo de um ano, o valor de perda pode chegar a R$18 mil.
O cenário fica ainda mais complicado se essa taxa for de 10% e assim por diante.
Mesmo que o churn rate faça parte do contexto das empresas modernas, principalmente por conta do cenário competitivo, é importante criar medidas para reduzi-lo ao máximo.
Continue a leitura para descobrir como isso pode ser feito.
Como dissemos, é importante que toda empresa esteja preparada para o churn de clientes. Afinal, é comum haver cancelamentos de contratos ou até mesmo pausas por determinado período, por exemplo.
Isso quer dizer que você deve contar com uma previsão assertiva dessa taxa de rotatividade. O ideal é que ela seja a mais baixa possível.
Apesar de não conseguirmos pensar em um valor exato, podemos pensar em números entre 5% e 7% ao ano.
Empresas que trabalham com modelo B2B, na maioria dos casos, possuem taxas menores. Uma das explicações possíveis para isso é que a maioria fecha contratos anuais.
Entender por que seus clientes abandonam o serviço que sua empresa oferece é o primeiro passo para evitar o churn de clientes. Confira a seguir quais são os principais fatores que podem gerar esse abandono:
Prometer e não cumprir, deixar o cliente sem resposta e não estabelecer uma comunicação eficiente são exemplos de atitudes que podem causar descontentamento e, consequentemente, gerar desistência.
Se o seu objetivo é sempre agradar ou somente receber pelos serviços prestados, pode estar em dois extremos do churn rate.
O ideal é promover um equilíbrio entre agradar o cliente e gerar resultados que demandam a expertise de sua empresa,
Quem trabalha com consultoria deve ter a capacidade de antecipar problemas para, então, superar as expectativas do cliente. O contrário pode causar quebra de confiança.
Quando focamos mais nos processos do que na personalização do atendimento, tendemos a oferecer serviços mecanizados. É necessário conhecer as reais necessidades do cliente e oferecer serviços personalizados.
Serviços que não acompanham as evoluções do mercado perdem o valor e deixam de atender às expectativas do cliente. Essa situação tende a gerar falta de qualidade e perda de confiança.
O cancelamento pode partir do próprio cliente, que pode estar passando por uma crise financeira, por exemplo.
Mesmo que isso fuja do seu controle, é preciso considerar a razão do cancelamento e, se for possível, propor novos acordos.
Como você viu, existem diversas razões que justificam a rotatividade de clientes. Além de considerar cada uma delas, você precisa compreender qual é a mais recorrente e entender o que pode estar causando essa situação.
Vale a pena fazer uma avaliação minuciosa das particularidades de cada cliente e da relação com sua empresa. Averigue o tempo de prestação de serviços, qualidade das entregas, comunicação, custos, entre outros cenários.
O maior desafio é entender com detalhes o que pode levar o cliente a desistir dos seus serviços. Além disso, há algumas ações que podem te ajudar:
Invista em metodologias de feedback com frequência. Dessa forma, você poderá antecipar e resolver problemas antes de chegar a uma situação mais crítica.
Converse com seus clientes. Certifique-se de conhecer suas dores e faça pesquisas de satisfação constantemente. Além disso, esteja aberto a críticas e sugestões.
Também é fundamental garantir que seu produto seja indispensável. Isso quer dizer que você deve estar a frente da concorrência e entregar valor em todas as atitudes.
Outra maneira de evitar o churn rate é alinhar as expectativas do seu cliente às entregas reais da sua empresa. Prometa apenas o que você cumprirá e crie boas impressões desde o primeiro contato.
Este é um dos principais caminhos para um relacionamento duradouro e confiável. Isso deve fazer parte da cultura do seu negócio e reverberar em todas as ações.
Alimente suas redes sociais, site, entre outros canais, com informações verdadeiras.
Errou? Faça um mapeamento das reclamações mais recorrentes e se prepare para reconquistar seu cliente.
Saiba fazer uma boa gestão de crise em momentos em que alguns ruídos possam causar algum tipo de imagem negativa.
Se você identificou algumas das causas de churn rate mencionadas neste artigo, saiba que é possível corrigi-las. Conte com a Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas, para alinhar processos ao elemento central do seu negócio: pessoas.
Uma das maneiras para fortalecer sua marca empregadora é revisitar seu modelo de negócio e se apropriar de métodos inovadores e recursos tecnológicos para melhorar a experiência dos seus clientes.
Para saber mais detalhes de como isso pode ser colocado em prática, confira 06 dicas práticas que todo consultor deve conhecer para manter o foco na inovação.