O Brand Awareness pode ser uma estratégia eficaz em tempos de alta competitividade e dificuldades para encontrar os candidatos certos para as suas vagas. O motivo disso está nas pesquisas e tendências de comportamento do mercado:
Sim, Brand Awareness tem a ver com tudo isso e com o posicionamento de um negócio como marca empregadora (employer branding). Então, para compreender melhor esse contexto e descobrir como ele pode ajudar a atrair e reter talentos, siga com a gente até o fim deste artigo!
Se as pessoas tivessem que resumir a imagem da sua empresa em poucas palavras, o que elas diriam? O objetivo do Brand Awareness — que, em português, quer dizer “conhecimento da marca” — é fornecer essa resposta.
Ou seja, Brand Awareness corresponde a uma análise sobre como uma organização é reconhecida pelo nome, logotipo ou qualquer outra característica marcante e capaz de identificá-la.
O sucesso de iniciativas com esse foco se dá, portanto, quando os valores e a cultura organizacional são percebidos por colaboradores e público externo.
A ajuda de especialistas de marketing é bem-vinda para mensurar indicadores como:
Internamente, o RH pode buscar ferramentas de apoio por meio de soluções voltadas a esse fim. A Pulses, por exemplo, possui uma pesquisa destinada aos colaboradores para avaliação de dimensões relacionadas à percepção e opinião sobre a realidade da empresa.
Reunindo todos esses dados, a visão aprofundada sobre o Brand Awareness de um negócio estará garantida.
Conduzir iniciativas para efeitos de consciência da marca traz contribuições significativas para a organização. Do ponto de vista da gestão, esse reconhecimento é relevante porque:
Todos os tópicos acima são pontos com forte potencial de fazer com que determinada corporação seja desejada e lembrada pelos melhores talentos do mercado como um bom lugar para se trabalhar.
A relação entre empregado e empregador está se transformando, e o trabalho foi ressignificado na vida de muitas pessoas. A busca por um emprego considera qualidade de vida e valores alinhados aos propósitos individuais.
O controle está nas mãos dos profissionais mais qualificados, que avaliam e escolhem oportunidades de acordo com a reputação das empresas. É exatamente este o ponto que pode demonstrar o quanto os perfis de ambos (colaborador e organização) podem se alinhar.
Por esse motivo, em um cenário cada vez mais competitivo, aprimorar esforços de branding reflete em diferenciais sobre a concorrência. E isso vale para negócios de qualquer porte!
Para que tudo isso funcione, a experiência que a marca oferece deve ser autêntica e estar de acordo com o que realmente acontece no ambiente de trabalho.
O que é necessário para ampliar os efeitos de divulgação da marca e fazer com que o seu negócio seja reconhecido e lembrado? Preparamos a seguir uma lista com sugestões para ajudar seu time de RH a desenvolver um planejamento estratégico eficaz com essa finalidade!
Você não pode criar uma narrativa totalmente diferente do que a empresa realmente é. Pelo contrário: o Brand Awareness tem que seguir um movimento de dentro para fora, isto é, a repercussão externa é uma consequência coerente do dia a dia da corporação.
A manutenção do clima organizacional junto a cuidados com a cultura e com a experiência do colaborador (employee experience) são fatores indispensáveis! Tudo isso precisa estar em sintonia com as diretrizes da organização (missão, valores e visão).
Do contrário, você corre o risco de comprometer a confiança, tanto dos colaboradores quanto de clientes e potenciais talentos que poderiam vir a fazer parte da sua equipe.
Ter uma cultura organizacional forte e consistente é pré-requisito para levar à frente um plano de ação focado em reconhecimento da marca. Na linha do tópico anterior, o RH deve entender se os pilares culturais da empresa são notados pelos funcionários.
Para isso:
Com tudo o que abordamos até aqui, podemos concluir que aspectos relacionados ao branding têm muito a ver com práticas de marketing. Lembra-se do que falamos sobre as métricas de Branding Awareness?
Isso tem levado algumas empresas a incluírem nos times de RH especialistas em endomarketing e áreas afins. Você pode seguir por esse caminho ou testar a criação de um plano de ação com a participação de representantes da equipe de marketing.
Assim, será possível desenvolver e executar ideias incríveis de reforço da marca empregadora!
Unir iniciativas de Brand Awareness a embaixadores de marca tem tudo para ser uma estratégia promissora! Afinal, estamos falando de assuntos diretamente ligados.
Busque informações sobre o conceito de Employee Advocacy e entenda como inseri-lo no cotidiano da sua gestão.
A maior força de divulgação e comprovação do quanto a sua empresa é um lugar atraente para se trabalhar está nas mãos e no olhar de quem vivencia isso diariamente: as pessoas da organização.
Do processo seletivo ao offboarding, é fundamental conseguir transparecer as características da corporação sem nenhuma incoerência. O papel do RH nessa questão é primordial!
Por exemplo: você já parou para pensar em como é feita a descrição dos cargos para recrutamento? Reformular os textos e fazer uso de recursos de linguagem adequados ao perfil da empresa é um primeiro passo para unificar o branding da marca.
A atenção com todos os pontos de contato vai assegurar que todos os profissionais tenham impressões similares sobre a organização ao longo de toda a jornada. Documentar um manual de tom e voz pode ser uma excelente alternativa!
Vamos supor que a sua empresa seja do ramo de tecnologia, e que desenvolva uma solução para indústrias de alimentos. Os potenciais talentos para sua equipe poderão ser encontrados mais facilmente em grupos que abordem esses dois temas.
Logo, participar de comunidades nas redes sociais com esse enfoque aumenta oportunidades e agrega presença à marca. É preciso se aproximar dos melhores profissionais, e não somente esperar que eles cheguem até você.
Vá além: formule e proponha parcerias com eventos, universidades e outras instituições que possam favorecer essa tática.
No início deste texto, falamos que é alto o número de pessoas que pesquisam a reputação das marcas antes de se candidatarem ou aceitarem uma vaga de emprego. As redes sociais são a principal fonte para isso!
Portanto, produza conteúdos interessantes sobre a empresa e estruture campanhas para esses canais. Fale sobre a cultura, sobre histórias de colaboradores, sobre prêmios e conquistas, sobre as rotinas dos profissionais e fatos que despertem a curiosidade do público.
Todas as dicas que descrevemos acima compõem um conjunto de iniciativas de Brand Awareness que só poderá ter seu efeito mensurado se houver recursos que permitam o monitoramento dos resultados.
Ter uma relação de indicadores e acompanhar variações é o método que sua gestão precisa adotar para acertar na tomada de decisões.
Pensando nisso, a Pulses criou uma pesquisa exclusiva para coletar dados e fornecer informações valiosas sobre a imagem da empresa. Com ela, você pode descobrir:
>> Acesse agora a pesquisa de employer branding da Pulses e saiba como tudo isso funciona na prática!