Home » Blog » Gestão de pessoas » Benefícios da tecnologia para a gestão de pessoas
Compartilhe

Benefícios da tecnologia para a gestão de pessoas

Foto de Fábio Bucior, especialista Pulses em Gerência de Projetos
Por Fábio Bucior 6 min leitura

Os Recursos Humanos (RH) têm cada vez mais potencializado as suas atividades voltadas para ações que unem tecnologia e gestão de pessoas por meio de plataformas de RH (HR Techs).

Um software de RH é uma ferramenta essencial em uma organização atualmente, pois possibilita que operações sejam otimizadas e realizadas de forma mais rápida, e que a equipe de RH trabalhe de maneira mais estratégica.

Assim, o uso de tecnologias nessa área pode ser um grande diferencial para a sua empresa. 

Confira mais benefícios a seguir!

Benefícios de trabalhar com a tecnologia e gestão de pessoas

Aumento da produtividade

Os processos de RH podem se tornar mais ágeis, pois muitas atividades manuais e burocráticas passam a ser feitas de forma sistemática.

A automatização dos processos operacionais do setor permite que os seus colaboradores direcionem sua atenção a outras atividades que possam trazer produtividade e bem-estar aos grupos de colaboradores e à empresa.

Mãos de várias pessoas segurando celulares, computadores, tablets, em referência a tecnologia e gestão de pessoas

Concentração em atividades mais estratégicas

Um software de gestão de pessoas moderno pode customizar procedimentos e disponibilizar maior tempo aos colaboradores do setor para pensarem, planejarem e realizarem estratégias.

Assim, as organizações têm novas práticas para desenvolver o seu quadro de pessoal.

Para aproveitar melhor esse tempo, o RH pode oferecer aos colaboradores:

  • capacitações;
  • momentos de socialização nos grupos;
  • ações nunca realizadas na organização que possam ser surpreendentes para as equipes.

Isso seria uma forma de motivar e sair da rotina.

Mais autonomia para os líderes

Todo gestor tem uma função específica, que é realizar o acompanhamento do seu setor e das atividades dos colaboradores.

Quando o fluxo de pessoas e de trabalho tem um grande volume na empresa, realizar uma assistência eficiente requer um enorme apoio.

E, nesse contexto, um software que alia tecnologia e gestão de pessoas pode ajudar. Isso porque ele pode estar sempre atualizado e disponibilizar as últimas informações ocorridas em relação a todo o movimento do seu departamento.

A plataforma permite que o líder do setor faça um acompanhamento diário para poder intervir em situações que precisam ser ajustadas ou motivar os colaboradores a avançarem em suas decisões e práticas.

Redução de erros

Atualmente existem vários sistemas que realizam análises detalhadas e conseguem prever, através de banco de dados, possíveis acontecimentos na empresa.

Esse é o caso do People Analytics, que permite que a gestão faça diagnósticos e tome decisões mais assertivas em relação às pessoas que trabalham na organização e suas equipes.

Ou seja, uma plataforma avançada pode realizar a coleta desses dados, possibilitando o monitoramento deles para que a empresa decida com uma maior probabilidade de acertos.

Auxílio na criação de relatórios personalizados

Criar relatórios na empresa é uma prática que auxilia no momento de os processos serem avaliados pelas lideranças e para outras necessidades.

Por meio de um software, é possível formular relatórios personalizados de cada setor sem grandes esforços.

Com esse suporte, o time de RH pode descartar a confecção de planilhas e outras formas obsoletas de entregar resultados, substituindo-as pela coleta de dados e informações feita de forma confiável por uma plataforma, com mais exatidão.

Alinhamento das metas e feedback rápido

Traçar metas é um ponto de partida para buscar melhoria em todo o contexto da organização. Elas precisam ser bem definidas para que todos os gestores e colaboradores saibam que caminho trilhar.

Para que as metas planejadas tenham o resultado esperado, é importante que todas as atividades sejam acompanhadas pelo RH.

Caso ocorra algo que desvie do objetivo, o sistema de gestão de pessoas aponta as falhas e tudo é corrigido com muita agilidade e precisão.

Um RH sistematizado tem definida, na plataforma, a meta de cada membro da organização, tornando possível a consciência das suas atividades.

Além disso, feedbacks também podem ser realizados na plataforma de maneira rápida, possibilitando que os pontos positivos e aspectos a melhorar sejam feitos na hora e vistos imediatamente.

Assim, não é preciso esperar uma semana ou mês para uma reunião específica em que se aborde isso com os líderes.

Realização de pesquisas de Clima Organizacional e Engajamento

Com uma plataforma de RH, é possível realizar pesquisas de clima e engajamento de forma mais fácil, frequente e rápida, principalmente se utilizado o método por pulso.

Assim, você tem resultados imediatos, além de uma visão contínua e aprofundada da empresa, para que se possa pensar em planos de ações e estratégias o quanto antes.

Sugestão de ações

Já sentiu dificuldade de pensar em estratégias de enfrentamento para um determinado problema de gestão?

Além de identificá-los, um software de RH avançado pode também proporcionar alternativas de ações a serem realizadas para a solução de problemas específicos, em que você pode escolher e aplicar de acordo com a realidade da sua organização.

Melhor experiência dos colaboradores (Employee Experience)

A Pulses, plataforma de gestão continua de pessoas, acredita que a experiência do colaborador é tão (ou mais) importante que a do seu cliente, e é através dos pontos de contato com a empresa que essa experiência é criada.

Todos os benefícios pontuados até agora podem ser fatores importantes que influenciam nessa jornada, que inicia desde o recrutamento e seleção e vai até o possível desligamento do colaborador.

Portanto, uma plataforma que una tecnologia e gestão de pessoas e integre esses e mais fatores pode não só ajudar na melhor experiência do usuário, mas também permitir acompanhá-la, principalmente se realizada de maneira prática e efetiva.

É claro que não basta apenas implementar uma plataforma e tecnologias de RH na empresa para que a experiência dos colaboradores melhore.

É preciso também mudanças nas práticas e na cultura organizacional, porém, este pode ser um início e a abertura para novas possibilidades!

Saiba mais!

Como observado, ter o apoio de uma plataforma para agilizar e administrar de forma segura a gestão de pessoas do RH é uma decisão que pode potencializar os resultados da sua organização. 

Conheça mais as soluções oferecidas pela Pulses, ela pode transformar a sua empresa! Faça contato conosco!

Celular mostrando uma pesquisa de clima em referência a tecnologia e gestão de pessoas

 

Fábio Bucior Fábio Bucior é Cofounder, Head of Engineering da Pulses. Administrador, pós-graduado em Gerência de Projetos. Experiência com gerência de projetos de tecnologia de informação, desde o planejamento, gestão e desenvolvimento de plataformas e sistemas aplicados à Recursos Humanos, Treinamentos e Educação. Professor de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/bucior/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!