Por Michelly Dellecave
6 min leitura

Bem-estar no trabalho: saiba como promover na sua empresa

Entenda por que é importante investir em um ambiente de trabalho saudável na sua empresa

Proporcionar hábitos saudáveis no ambiente de trabalho estimula competências, além de impactar diretamente na satisfação e produtividade da equipe. Promover boas condições para o bem-estar no trabalho é fundamental e chegou a hora de pensar sobre o assunto.

Um estudo feito pela Aberje sobre Comunicação Não-Violenta nas Organizações indicou que, dos 327 profissionais ouvidos, 52% sofrem de ansiedade no trabalho. O fato está relacionado com as sensações de desânimo, insatisfação e frustração dos colaboradores.

Por isso, vamos apresentar aqui alguns pontos que podem causar impacto na sua empresa, como investir com frequência no clima organizacional e cuidar da saúde mental dos colaboradores. O objetivo é fazer da sua empresa um excelente local para se trabalhar.

Confira!

Qual a relação entre bem-estar e trabalho?

Pensar em bem-estar é considerar um estado de satisfação e conforto em que corpo e mente estejam em tranquilidade e sintonia. Seja na vida pessoal ou profissional, essa sensação é importante para garantir a segurança e a saúde emocional das pessoas.

Logo, ao falar sobre bem-estar no trabalho, estamos falando de um conjunto de ações que garantem qualidade de vida aos colaboradores no ambiente corporativo. Uma equipe engajada executa suas atividades de rotina de maneira assertiva, o que otimiza os processos.

Então, que tal considerar as pessoas e pensar em formas de preservar o ambiente empresarial? De quebra você ainda vai garantir uma melhor performance da sua equipe e colaboradores mais motivados e engajados com as suas atividades.

Leia também: Engajamento não é motivação

Por que investir em bem-estar na sua empresa?

O maior benefício de uma organização é ter um time satisfeito e feliz no desempenho das suas funções. Quando uma empresa investe em bem-estar, ela ganha em organização, produtividade, resultados e, consequentemente, o sucesso da marca.

O inverso acontece quando as pessoas não se sentem bem no ambiente de trabalho ou não sentem que suas necessidades estão sendo atendidas. Em casos mais graves, cansaço e frustração podem evoluir para distúrbios emocionais relacionados ao trabalho, como:

  • Depressão
  • Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional
  • Síndrome do Pânico
  • Transtornos de ansiedade

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho dão conta de que, em 2020, foram 289 mil solicitações de auxílio-doença por transtornos mentais e comportamentais. O número é expressivo e 30% maior, se comparado a 2019.

Por isso é tão importante ouvir o colaborador. Reconhecimento, escuta contínua e empatia são fundamentais para garantir que colegas de trabalho se mantenham saudáveis e produtivos. Ah! E claro, para assegurar a melhora do clima organizacional da sua empresa.

Pensando na saúde emocional dos colaboradores

A essa altura você deve estar se perguntando: o que posso fazer para contribuir com a saúde emocional dos meus colaboradores e o bem-estar no trabalho? Para esse questionamento existem algumas perguntas importantes que você não pode deixar de fazer.

Por exemplo: seus colaboradores têm oportunidade de crescer na empresa? Eles são reconhecidos e recompensados por seus esforços? A organização garante qualidade de vida no trabalho mesmo no modelo home office?

Depois de refletir sobre essas questões, ficará mais fácil construir um caminho. Para isso, existe um conjunto de estratégias que podem gerar resultados promissores para a empresa, pois proporciona:

  •  harmonia entre os colaboradores da organização;
  •  efetividade nas tarefas diárias;
  •  melhoria na saúde psíquica e física de todos os membros do grupo.

Para alcançar esses resultados, separamos um conjunto de ações de bem-estar para você implementar na sua organização.

Estratégias que melhoram o bem-estar no trabalho

Essas estratégias passam pelas partes visual, sensorial, afetiva e material da empresa. É preciso ter em mente que todas as dimensões do ambiente e da rotina de trabalho impactam no bem-estar da equipe.

Pense na estrutura física de trabalho

Sim! O ambiente físico influencia na saúde emocional dos colaboradores e é por isso que a norma nº 17 da Portaria MTE/MPS nº 3.751 de 1990 dispõe sobre ergonomia. É importante planejar o ambiente de trabalho e investir, por exemplo, em:

  • Cadeiras macias com encosto no ângulo adequado para coluna, ombros e braços;
  • Mesa reguladas na altura ideal para manter a postura do colaborador;
  • Ambiente bem iluminado e com temperatura apropriada;

O objetivo é reduzir danos evitando os riscos de acidentes, impactos e lesões por esforço repetitivo.

Invista com frequência no clima organizacional

A melhor forma de mensurar como está indo o bem-estar é medindo o clima organizacional da sua empresa. Com isso, é possível fazer uma análise minuciosa para verificar como o funcionário está se sentindo e como o estado emocional dele interfere na empresa.

É possível detectar também o que incomoda, como está a relação entre os membros de um grupo, além de saber onde e o que precisa ser melhorado. Após coletar esses dados, é o momento de analisar e propor ações de melhoria.

Mas, para que o clima organizacional se aprimore com o passar do tempo, é necessário investir constantemente nessas ações.

Ofereça saúde mental aos colaboradores

Sabemos que o bem-estar também está muito relacionado com saúde mental. O colaborador que não está com sua saúde mental comprometida é capaz de realizar suas atividades com envolvimento e eficiência e, assim, potencializar os resultados da empresa.

É importante investir em benefícios, como a psicoterapia, que dará suporte a todos que necessitarem. Plataformas como a Vittude Corporate, fornecem um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental do seu time.

Inclua pausas durante o expediente

Outro hábito que melhora o bem-estar durante o expediente é incluir pausas de 10 minutos a cada 1 hora e meia trabalhada. O intervalo pode ser usado para fazer alongamentos, ir ao banheiro, se distrair ou praticar alguma atividade de lazer.

O objetivo é diminuir o estresse e descansar corpo e mente para manter o foco e conservar a produtividade e satisfação.

Pronto para promover mudanças na sua empresa?

Se você chegou até aqui, já percebeu que investir em bem-estar é um método eficiente para coletar os resultados esperados pela organização, certo? Principalmente para aquelas que valorizam seus colaboradores física e mentalmente.

O conjunto de estratégias colaborativas que apresentamos é responsável pelas realizações eficientes das demandas diárias. Assim, melhorar a produtividade do seu time e os resultados da sua empresa é questão de tempo, pode apostar!

Percebeu como um ambiente agradável pode incentivar a produtividade na empresa? Convidamos você a entender o que é turnover e como reduzir na sua organização.

O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!