Você sabe quais os objetivos do seu negócio ao contratar e criar estratégias de retenção de talentos? E a importância da avaliação de desempenho por competências no desenvolvimento do colaborador, você sabe qual é?
Obter os melhores resultados, atingir metas e elevar o nível de competitividade podem ser alguns exemplos quando falamos de negócio. Mas se mudarmos o foco para o colaborador, você sabe quais as estratégias para mantê-lo na empresa?
A avaliação de desempenho por competências é um dos caminhos possíveis para a obtenção de uma resposta eficaz para esse questionamento.
Continue a leitura para descobrir o que ela significa e como funciona na prática.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de avaliação serve para analisar o desempenho dos colaboradores, com base em uma série de questões. Com ela, é possível identificar pontos a serem desenvolvidos, performance, entre outros contextos.
Um dos diferenciais dessa avaliação é que ela é capaz de gerar dados de cada colaborador, ao mesmo tempo em que permite mensurar se as competências identificadas estão em consonância com o que a empresa deseja.
Isso quer dizer que ela é uma boa maneira de alinhar objetivos e metas, além de identificar as competências comportamentais e técnicas dos profissionais, de modo a criar um cenário de evolução individual e coletiva.
Uma das vantagens dessa avaliação é a maximização da produtividade e da evolução de cada profissional. Por isso, ela cumpre um importante papel se aliada ao planejamento estratégico da organização.
Além disso, ela serve para identificar se é preciso investir em formação e adequação de profissionais, com base nas habilidades de cada um. Isso sem contar que ela pode apontar se determinado treinamento foi eficaz, por exemplo.
Não é à toa que esse é um dos recursos mais utilizados pelo RH. Por fim, vale dizer que estamos tratando de uma ferramenta para incentivar pontos positivos e criar planos de carreira mais consistentes.
Para que a avaliação de desempenho por competências seja eficaz, é preciso considerar seus níveis de classificação. Basicamente, esses níveis estão relacionados a dois grandes contextos: complexidade e espaço ocupacional:
Diz respeito ao quanto determinada tarefa ou atribuição exige do profissional. As atividades desempenhadas demandam um conjunto de habilidades que dependendo de cada colaborador, apresentam diferentes graus de dificuldade.
Está relacionado ao conjunto de responsabilidades de cada colaborador, de acordo com suas atribuições. Ele considera toda dinâmica do espaço que se ocupa dentro de uma organização.
Com base nesses dois macro níveis, podemos entender que as competências de um colaborador têm como base os seguintes elementos:
Com base nesses princípios, é possível colocar em prática a avaliação de desempenho por competências para, então, aprimorar as práticas e processos organizacionais.
Como fazer avaliação de desempenho por competências traz benefícios para a empresa como um todo, é importante saber como esse tipo funciona na prática.
O primeiro passo para fazer essa avaliação é conhecer a cultura da empresa e traçar um planejamento a médio e longo prazo para o fortalecimento dessa cultura, com base no alinhamento de objetivos da organização.
Com isso em mente, é hora de escolher o modelo de avaliação que mais se adequa aos objetivos e dados que se pretende obter. Geralmente, a avaliação conta com 5 etapas:
Confira as 3 avaliações mais utilizadas:
Existem diversas competências que podem ser usadas como base para análise. As macro competências são divididas em técnicas, comportamentais e gerenciais.
Cada uma delas conta com uma série de sub-competências que podem ser avaliadas, de acordo com os objetivos. O ideal é contar com um banco completo e escolher as que mais se adequam para cada necessidade.
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Estabeleça a frequência em que a avaliação será realizada. Como dissemos, ela pode ser realizada a cada semestre ou ano. No entanto, para uma visão mais realista, há empresas que optam por fazer a cada trimestre, bimestre, mês e até mesmo semana.
Isso possibilita que ações possam ser tomadas com mais agilidade, caso necessário.
Nesta etapa, a avaliação ocorre efetivamente. É o momento em que tudo o que foi estabelecido nas etapas anteriores é colocado em prática e obtém-se dados relacionados às competências técnicas, comportamentais e gerenciais.
A última etapa consiste em analisar os dados e criar um plano de ação para corrigir falhas, aprimorar os pontos positivos e propor mudanças. O feedback ao colaborador finaliza o processo.
Pronto para colocar em prática os passos para realizar uma avaliação de desempenho por competências bem estruturada?
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