Home » Blog » Bem-estar » Ansiedade no Trabalho: conheça os sinais que todo gestor deve identificar e saiba como agir
Compartilhe

Ansiedade no Trabalho: conheça os sinais que todo gestor deve identificar e saiba como agir

Foto de Elizabeth Navas, especialista Pulses em People Science
Por Elizabeth Navas Sanches 7 min leitura

Saber identificar os sinais ajuda gestores a agir preventivamente para evitar o problema e estimula o bem-estar no ambiente corporativo

A ansiedade no ambiente de trabalho prejudica o desempenho e produtividade dos colaboradores e acarreta  problemas para a sua vida pessoal e profissional como: insônia, falta de ar, sobrecarga emocional, entre outros.

Quando não é tratado, o problema pode evoluir para formas mais graves, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e desencadear outras doenças, como depressão e Síndrome de Burnout.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a perda de produtividade, como consequência da ansiedade no ambiente de trabalho, gera US$1 trilhão de prejuízo por ano para a economia mundial. 

O bem-estar e a segurança psicológica dos colaboradores deve ser uma das principais prioridades de uma empresa. Por isso, é importante entender o que é, como identificar e quais medidas tomar para evitar esse cenário.  

Precisamos falar sobre ansiedade

Se você está se perguntando o que é ansiedade, devemos dizer que essa emoção é bem normal em todos os seres humanos. Ela nos mantém em alerta em momentos de risco e quando precisamos tomar decisões importantes.

Entretanto, se acontece em excesso, ela torna o indivíduo preocupado o tempo todo, o que gera uma série de sensações físicas e psíquicas constantes e não saudáveis.  

Em alguns casos, o transtorno se desenvolve a ponto de resultar em quadros clínicos graves e até depressivos.

Dependendo da pessoa, a ansiedade tende a desencadear sensação de incapacidade, espera por situações negativas, angústia, aumento da frequência cardíaca, sudorese e dificuldade de concentração.  

No ambiente de trabalho, ela pode contribuir para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout.

colaborador com as mãos na cabeça tendo crise de ansiedade no trabalho

Ansiedade no ambiente de trabalho

A ansiedade no trabalho prejudica a produtividade do colaborador, suas relações interpessoais e suas tomadas de decisões no ambiente corporativo. 

Uma pesquisa da Capita People Solutions revelou que 22% dos profissionais sentem estresse com alta frequência ou o tempo todo. A preocupação generalizada, além de gerar ansiedade, pode prejudicar a autoestima e causar depreciação. 

Como consequência, o colaborador não se sente motivado e a sua saúde mental piora, podendo evoluir para um quadro grave de depressão, causada, principalmente, pelo ambiente corporativo.

Quais as principais causas da ansiedade no trabalho?

A ansiedade pode acontecer por vários motivos, um deles é a extensa carga horária de trabalho.

A sobrecarga faz com que o profissional fique com medo no trabalho por conta da possibilidade de demissão por não conseguir cumprir as tarefas. 

A ansiedade neste contexto pode surgir por vários outros motivos, como:

  • metas altas demais;
  • líderes com comportamentos tóxicos;
  • sobrecarga emocional;
  • responsabilidades excessivas.

Os sintomas do transtorno podem ser físicos e mentais e cabe aos líderes perceberem os sinais. Confira a seguir os principais sintomas da ansiedade no ambiente de trabalho.

Principais sintomas da ansiedade no ambiente de trabalho

A ansiedade no trabalho é um assunto sério e deve ser levado com profissionalismo pelos líderes e gestores da empresa. A atenção deve ser redobrada quanto aos possíveis sinais do transtorno.

Veja a seguir os principais sintomas físicos e psicológicos para conseguir identificá-los caso estejam acontecendo na sua equipe.

Sintomas físicos

  • Dificuldade para respirar;
  • agressividade;
  • tensão muscular;
  • boca seca;
  • tontura;
  • taquicardia;
  • sudorese;
  • dor de cabeça;
  • distúrbios alimentares;
  • diarreia;
  • vômitos. 

Sintomas psicológicos

  • Medo;
  • insônia;
  • estresse;
  • preocupação excessiva;
  • pensamentos negativos e catastróficos;
  • inquietação;
  • apreensão. 

Como a empresa pode ajudar profissionais com ansiedade?

Se você é gestor e identificou sinais de que os profissionais da sua empresa estão apresentando qualquer sintoma de ansiedade, está na hora de criar um plano de ação.

Pessoas em pé ao lado de uma tela de celular que mostra hábitos de bem-estar entre os colaboradores

É necessário construir um ambiente seguro para que esses profissionais busquem ajuda para saber como trabalhar a preocupação no trabalho e evitar que ela evolua para uma piora do quadro clínico.

Cabe aos gestores e às lideranças identificar os sinais em tempo hábil para contornar a situação e melhorar a qualidade de vida dos seus profissionais. 

Os gestores e lideranças de RH podem incentivar ações no ambiente corporativo para aliviar os sintomas do transtorno.

Veja a seguir 11 passos para contornar a ansiedade no trabalho:

Palestras

A conscientização é o melhor caminho para as pessoas que sofrem com ansiedade entenderem o que é o transtorno, conhecer os sintomas, causas e como fazer um tratamento adequado. 

Definir prioridades

A sobrecarga é um dos principais motivos para gerar ansiedade no trabalho. Então, ajustar a importância de tarefas fará com que nada seja feito às pressas, diminuindo o estresse do profissional.

Entender as emoções

Promover conteúdos mencionando a inteligência emocional pode ser uma ação que ajuda os profissionais a entenderem e controlarem seus sentimentos a benefício próprio. 

Ginástica Laboral

Exercícios voltados especificamente para o ambiente de trabalho ajudam na prevenção de lesões e tensões musculares, promovendo relaxamento e melhoras nas dores físicas. 

Yoga

Controlar a respiração, aprender a meditar e fazer alongamentos ajudam a manter a mente saudável e relaxada para um dia produtivo e sem tensões. 

Lazer

Alegria e leveza podem vir por meio de hobbies, como artesanato, andar de bicicleta, pintar quadros, dançar, ouvir música e até ver um bom filme. Tudo isso ajuda a aliviar o estresse e a diminuir o grau da ansiedade. 

Incentivar alimentação saudável

Palestras sobre alimentação saudável e mudanças para produtos nutritivos à disposição dos profissionais para consumo em horário de trabalho são ações simples, mas que fazem diferença.

Ajuda profissional

Ao perceber que o profissional precisa de ajuda mais capacitada, lideranças devem indicar a procura de um psicoterapeuta. 

Cultura organizacional

Os profissionais da empresa devem ter em mente que a saúde mental é importante e isso deve fazer parte da cultura da empresa. Cabe aos gestores criarem estratégias para mostrar isso a seus colaboradores, por meio de ações que promovam bem estar no cotidiano.

Líderes conscientes

A empresa deve orientar os líderes para serem capazes de enxergar os sinais da ansiedade no trabalho e agir perante essa situação da melhor forma possível.

Além disso, as lideranças também são responsáveis por proporcionar um ambiente saudável que promova bem-estar a todos.

Incentive o debate

Promover conversas guiadas sobre a ansiedade pode ajudar a criar uma segurança psicológica no trabalho. Assim, os profissionais aprendem a se sentirem confiantes para expor opiniões e ideias no ambiente corporativo.

A importância de ouvir seus colaboradores

Para conseguir agir em tempo hábil, é preciso estar atento para reconhecer os sinais antes que eles se tornem sintomas de um problema maior. 

Por isso a importância de líderes e gestores de RH ouvirem continuamente seus colaboradores, a fim de identificar sinais de ansiedade no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, a Pulses, plataforma ágil e analítica de gestão contínua de pessoas, desenvolveu pesquisas de bem-estar emocional e segurança psicológica para te ajudar nesse diagnóstico. Acesse e confira!

Duas pessoas batendo as mãos em referência ao bem-estar dentro das empresas
Elizabeth Navas Sanches Elizabeth Navas é Cofounder, especialista em People Science da Pulses. Psicóloga, doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Administração, pós-graduada em Administração de RH e Avaliação Institucional. Experiência em consultoria focada em coaching, treinamento e desenvolvimento, diagnósticos organizacionais e Mentoring . Atuou por 13 anos na área de RH e 22 anos como Professora de graduação e Mestrado. linkedin.com/in/elizabeth-navas-sanches-16618272/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista