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5 elementos que impulsionam o engajamento

Por Michelly Dellecave 2 min leitura
Banner azul chamando parceiros para se destacar no mercado com o Pulses Partners
Duas pessoas apertando as mãos em referência a indicação de parceiros do Pulses Partners
Duas pessoas conversando em referência ao parceiro Pulses Partners

 

Sabemos o quanto o engajamento impacta nos resultados da empresa, não é mesmo? Contudo, como impulsionamos o engajamento dos nossos colaboradores? Apesar de ser um fenômeno complexo, acreditamos que existem 5 elementos que sua empresa poderá exercitar para deixar sua equipe mais engajada. Vamos dar uma olhada?

 

1) Engajamento X Propósito 

 

O primeiro ponto importante é despertar no colaborador o significado do seu trabalho. Compreender o propósito do trabalho, o impacto dele no produto ou serviço final da empresa, possibilita aos colaboradores a percepção do quanto seu trabalho é importante, gerando mais engajamento.

 

Pódio com bandeira amarela no topo em referência ao engajamento para líderes
Capa de livro mostrando uma medalha em referência ao impacto do reconhecimento no engajamento
Colaboradores felizes em capa de livro em referência a construção da cultura de engajamento

2) Liderança Participativa

A liderança é um dos fatores-chaves quando falamos em engajamento. Líderes participativos e próximos de suas equipe possibilitam um maior envolvimento e aumento da produtividade. Sabe aquele ditado: as pessoas não se demitem da empresa e sim do seu líder? Acreditamos que ele seja muito real! Algumas pesquisas apontam que o relacionamento, a comunicação e o reconhecimento do líder geram mais engajamento.

 

3) Ambiente de Trabalho Positivo

Um bom lugar para se trabalhar é aquele em que as pessoas se sentem consideradas, reconhecidas e valorizadas. Apesar de envolver muitos fatores, como: estrutura básica para se trabalhar; fitting com a missão, visão e valores da empresa; bons relacionamentos interpessoais; bem-estar; entre outros, o mais importante é as pessoas sentirem que são ouvidas! E ouvir não é apenas escutar o que o colaborador tem a dizer sobre o ambiente de trabalho, mas sim fazer algo a respeito!

 

4) Oportunidades de Crescimento

Entre as muitas razões pelas quais as pessoas deixam as empresas, uma das maiores é a falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento. E o que acontece quando a empresa dá às pessoas a oportunidade de crescer e se desenvolver? As pessoas ficam motivadas, mais engajadas com a empresa e com o trabalho, aumentando a produtividade.

 

5) Confiança na Liderança

O líder precisa passar inspiração e confiança para sua equipe. Sem a sensação que pode confiar no líder, que estão juntos na busca pelo propósito da empresa, não há engajamento do colaborador. Se quiser saber mais sobre a importância da confiança no líder, clique aqui e confira uma pesquisa sobre esse tema. 



 

Michelly Dellecave Cofounder, Head of Education & Brand da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/
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