Por Michelly Dellecave
2 min leitura

5 elementos que impulsionam o engajamento

 

Sabemos o quanto o engajamento impacta nos resultados da empresa, não é mesmo? Contudo, como impulsionamos o engajamento dos nossos colaboradores? Apesar de ser um fenômeno complexo, acreditamos que existem 5 elementos que sua empresa poderá exercitar para deixar sua equipe mais engajada. Vamos dar uma olhada?

 

1) Engajamento X Propósito 

 

O primeiro ponto importante é despertar no colaborador o significado do seu trabalho. Compreender o propósito do trabalho, o impacto dele no produto ou serviço final da empresa, possibilita aos colaboradores a percepção do quanto seu trabalho é importante, gerando mais engajamento.

 

2) Liderança Participativa

A liderança é um dos fatores-chaves quando falamos em engajamento. Líderes participativos e próximos de suas equipe possibilitam um maior envolvimento e aumento da produtividade. Sabe aquele ditado: as pessoas não se demitem da empresa e sim do seu líder? Acreditamos que ele seja muito real! Algumas pesquisas apontam que o relacionamento, a comunicação e o reconhecimento do líder geram mais engajamento.

 

3) Ambiente de Trabalho Positivo

Um bom lugar para se trabalhar é aquele em que as pessoas se sentem consideradas, reconhecidas e valorizadas. Apesar de envolver muitos fatores, como: estrutura básica para se trabalhar; fitting com a missão, visão e valores da empresa; bons relacionamentos interpessoais; bem-estar; entre outros, o mais importante é as pessoas sentirem que são ouvidas! E ouvir não é apenas escutar o que o colaborador tem a dizer sobre o ambiente de trabalho, mas sim fazer algo a respeito!

 

4) Oportunidades de Crescimento

Entre as muitas razões pelas quais as pessoas deixam as empresas, uma das maiores é a falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento. E o que acontece quando a empresa dá às pessoas a oportunidade de crescer e se desenvolver? As pessoas ficam motivadas, mais engajadas com a empresa e com o trabalho, aumentando a produtividade.

 

5) Confiança na Liderança

O líder precisa passar inspiração e confiança para sua equipe. Sem a sensação que pode confiar no líder, que estão juntos na busca pelo propósito da empresa, não há engajamento do colaborador. Se quiser saber mais sobre a importância da confiança no líder, clique aqui e confira uma pesquisa sobre esse tema. 



 

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